O seu cão vomita espuma branca e por vezes não sabe o que fazer? Vómitos e diarreia são dois fatores de incomodo gastrointestinais que acontecem com muita regularidade nos cachorros. No entanto, o tratamento poderá ser menos preocupante do que pensa.
Razões para o vómito de cão com espuma branca
Na verdade, esta é uma das causas mais comuns. O vómito com espuma branca num cão, normalmente não é problemático. Contudo, vale a pena perceber se estes sintomas perduram. Caso tal aconteça, visite o seu veterinário.
Entre algumas das causas mais comuns para o vomito de espuma branca dos cães encontram-se:
- Comer muito rápido
- Longo período sem alimentação
- O excesso de exercício físico
- Distensão abdominal
- Gastrite devido ao refluxo
- Tosse dos canis
- Parasitas
- Raiva
Porém, existem outras causas mais agudas de vómitos com espuma branca nos cães relacionadas com:
- Problemas gastrointestinais
- Alteração repentina da alimentação do seu cão
- Substâncias tóxicas digeridas
- Transtornos neurológicos
Enfim, dentro de estes tópicos poderão englobar causas como intoxicação, parasitas ou intolerância alimentar. Especialmente se vivem perto de jardins ou parques, onde o seu cachorro poderá ter apanhado ou digerido algo fora do normal. Assim, é sempre muito importante estar de olho quando passeia ou solta o cão em terrenos diferentes.
Todavia, nunca esquecer que o vomito de espuma branca repentino num cão também poderá levar a problemas mais sérios como doenças crónicas, úlceras, insuficiência pancreática, inflamação do intestino, entre outros. Dessa forma, o melhor a fazer é levar o seu pequeno amigo o mais rápido para uma consulta clínica e analisar a sua saúde. Principalmente, como referimos acima, se os problemas perdurarem.
O que fazer se o seu cachorro vomitar espuma branca
De fato, a maioria das causas que provocam o vomito de espuma branca é ligeiro. Contudo, é recomendável o corte na alimentação do seu cachorro para não provocar mais transtorno no sistema digestivo.
Esta privação de alimento no seu cão dependerá da idade, da gravidade dos sintomas e quantidade de vezes que vomita ou não. Este tempo poderá variar entre as 24 horas ou 36 horas, se for bebe, então o máximo de 12 horas. Logo após do período de jejum a comida poderá ser reintroduzida entre a 3/4 refeições por dia, para minimizar a carga osmótica sobre o intestino debilitado.
Em contrapartida, se for transtorno gastrointestinal, para eliminar o efeito nocivo de má absorção de gordura e de ácidos biliares. É recomendado uma dieta baixa em gorduras, fácil digestão e com um bom balanço de ácidos gordos e micronutrientes.
Em conclusão, pessoalmente mantenho sempre uma observação continua da atitude do meu cão. Apontando quando vomita, como vomita, o estado do vomito, horas do vomito e nunca esquecer de tirar uma foto para assim demonstrar ao veterinário para analisar melhor.
Ainda que os nossos animais nos ofereçam (de vez em quando) algumas preocupações, não há nada melhor que ter um amigo assim que chegamos a casa. Dessa forma, veja 5 razões para adotar um animal de estimação.