O gato que morde muito pode significar três situações distintas. Os felinos tentam sempre comunicar de uma maneira ou outra com o dono. Neste caso existem três distintas situações do que poderá ser estas pequenas ou fortes mordidelas.
Aliás, se tem um gato em casa então sabe o que o inferno é por vezes. Sofás arranhados, cortinas rasgadas, o choro para lhe pedir para limpar a sua casota com as necessidades, a chamada para o alimentar a horas completamente fora do normal.
Três Razões porque o gato morde muito
- Podem-se sentir incomodados por alguma coisa ou mesmo ameaçados
- Simplesmente querem brincar ou estão a brincar consigo
- Podem estar a tentar a chamar pela sua atenção
De acordo com veterinária, Rachel Barrack, que comentou com Reader’s Digest, os gatos que mordem muito pode significar uma maneira de disser ao dono “Para com isso!“. Contudo, nunca esquecer que o gato é um animal predador por natureza e pode, sim, morder um pouco enquanto estão a brincar.
Também poderá significar o fato de quererem algo de si. É uma maneira de comunicar consigo, ou seja, terá que verificar se precisam de alguma coisa, como o mudar a caixa de areia, se tem água suficiente na tigela ou mesmo a pedir por comida.
O que deve fazer para o gato o parar de morder
Em síntese, temos apenas de parar de fazer determinadas ações que levem o gato a morder. Por exemplo, se pegar no felino de uma maneira e ele começar a morder, então terá que o pegar de outro modo.
Se o gato morde muito quando está a brincar com ele, então o ideal será comprar brinquedos com ele possa morder. De modo a desviar essa atenção para outro objeto.
Em fim, quando o seu gato o morder, também poderá falar com ele com uma voz mais fina e a indicar para não o fazer, e assim que ele brincar com as patas e não com a boca pode sempre lhe dar prémios, eles adoram prémios. Mas lembre, não em excessivamente, não o queira ver gordo, pois não é bom para a saúde deles.
Saiba ainda mais na ComPatas: