O seu cão na para de lamber as patas? Existem vários fatores a ter em conta. Alguns deles que podem ser preocupantes e levar o cão ao veterinário.
Contudo, nem sempre é o caso. Assim sendo, vamos perceber as razões que fazem o cão lamber as patas e como perceber se é algo grave ou nem por isso.
Veja ainda: Dar banho ao cão: quantas vezes o devo fazer? Eis a resposta
Cão não para de lamber as patas, eis algumas razões
- Ansiedade
- Stress
- Sarna Demodécica
- Alergia de contacto
- Alergia à comida
- Dor
- Simplesmente está aborrecido
A ansiedade ou stress são alguns dos fatores que podem levar o cão a não parar de lamber as patas. O cão também sente esse tipo de problemas que os humanos têm. Assim sendo, se algo está a mudar com a vida do pequeno cachorro, simplesmente dê-lhe uma atenção extra e brinque um pouco mais com ele.
Sarna Demodécica é ácaro que habita no folículo do pelo e pode afetar várias zonas do corpo. Algumas das lesões deste pequeno ácaro é alopecia (falta de pelo), eritema (pela encarnada) ou descamação. Ainda que este ácaro não provoque comichão, provoca lesões que levam o cão a lamber a ferida.
Alergia de contacto também é uma das possibilidades. Se este é um hábito novo, confirme que todos os novos produtos de limpeza que utilizou em casa. Na maior parte das vezes pode ser um produto para lavar o chão que lhe está a causar alergia.
A alergia à comida também é uma possibilidade. Assim sendo, se mudou de ração ou ele comeu algo que não devia, o caso está resolvido.
A simples “dor” é também um dos fatores. Se o cão não para de lamber as patas procure entre os seus pequenos “dedos” se existe alguma ferida. Lembre-se que ele anda sempre com os mesmos “sapatos”. Tanto na rua como em casa.
Por fim, o cão pode estar simplesmente aborrecido. Nesse caso, assim que começa a lamber as suas patas, mostre-lhe um brinquedo e brinque um pouco com ele. Vai perceber de seguida se lambia a pata porque não tinha mais nada que fazer ou se você se deve preocupar um pouco mais.
O que fazer para o cão não lamber as patas
- Certefique-se que não tem lesões na pata que está a lamber
- Brinque um pouco com ele
- Compre uns pequenos sapatos para andar em casa
Na maior parte das vezes vai perceber que o seu pequeno cachorro está aborrecido e começa a lamber as patas. Assim sendo, não há mal nenhum em fazê-lo durante um tempinho (desde que não seja em excesso)
Contudo, se o cão é alérgico, como referido acima, pense em comprar uns sapatinhos (estes aqui são bons e baratos). Todavia, não faça que ele os use sempre. Apenas de vez em quando para acalmar as lambidelas.