Esta é uma lista de 20 alimentos que os cães não podem comer. Se tem um cão é muito importante saber o que eles podem digerir. Ou para ser mais concreto, alimentos que sejam prejudiciais para a sua saúde.
Já todos passamos pelo olhar de desejo que os cães nos dão quando também querem comer um pouco do que nós temos nas mãos e torna-se muito difícil resistir a esse olhar intenso. Ainda assim, é importante que o faça com estes 20 alimentos.
Veja ainda: O meu cão vomita espuma branca: saiba as razões
20 alimentos prejudiciais: o cão não pode comer!
Todos os alimentos indicados nesta lista. Assim, é importante, que se mantenham completamente longe da tigela de comida do vosso cão.
Abacate
Persina, é a substância que contém o abacate. É uma toxina muito perigosa para os cachorros. Desse modo, pode causar vómitos, problemas intestinais e diarreia.
Adoçante Artificial
Xilitol é uma substância encontrada em muitos produtos sem açúcar. Como, por exemplo: gomas, manteiga de noz, manteiga de amendoim. O xilitol pode causar libertação de insulina, que poderá levar a insuficiência hepática, convulsões e danos cerebrais.
Alho
O alho contem uma substância chamada tiossulfato, esta substância pode causar anemia no cão. Assim, tudo o que sejam temperos, o melhor é mantê-lo longe do seu cão.
Alimentos Gordurosos
A curiosidade de vermos (e ouvir) o nosso canino a mastigar uma batata frita é mais forte do que nós. Mas esses alimentos não podem (mesmo) passar por frente deles. A fritura e gordura causa pancriatite, pode levar a uma inflamação séria.
Brócolos
Isotiocianato é uma substância prejudicial ao seu cão se for dada em grandes quantidades.
Café
A cafeína atua diretamente no sistema nervoso, o que gera a hiperatividade e mesmo tremores, dai ser perigoso para o se cão. Não esquecer que há chás com cafeína também, por isso não de chás.
Cebola
Dissulfeto de n-propil é uma das substâncias na cebola. Faz com que a capacidade de transportar oxigénio pelo corpo seja reduzida. Isto pode gerar fraqueza, desmaio ou mesmo falta de apetite, já que poderá sofrer de anemia. Pior dos cenários é que preciso de uma transfusão de sangue.
Cebolinho
Este alimento pode causar anemia, é potencialmente fatal tanto para o cão como gato.
Cereja
Cianeto é a substância que contêm a cereja e é tóxica para o cão. O cianeto faz com que o oxigénio celular não seja transportado corretamente, o que significa que o cão pode não ter oxigénio suficiente e leva a dificuldade respiratória, gengivas vermelhas, logo leva ao envenenamento por cianeto.
Chocolate
Acredito que esta todos sabemos, o chocolate é um dos alimentos mais prejudiciais para o seu patudo! Mas, porque não pode dar chocolate ao seu cão? O chocolate contem cafeína e teobromina, esta substância encontra-se no cacau, que pode causar intoxicação nos animais.
Cogumelos
Vamos evitar dar cogumelos ao seu canino. Os cogumelos selvagens podem ser tóxicos. Apesar que só dentro das 50,000 espécies de cogumelos só 50 a 100 cogumelos são realmente tóxicos. Se por engano comer um venenoso, pode levar a morte do seu cachorro.
Comida Picante
Nunca deve dar ao seu cão, comida que contenha picante, pois pode gerar vómitos, úlceras estomacais, ou diarreia.
Fiambre
Pode causar pancreatite no seu cachorro, é uma doença fatal devido ao seu alto teor em gordura.
Leite
O leite não é bem 100% proibido, mas se evitarmos será a melhor solução. A intolerância a lactose nos cães é comum, gerando problemas de estômago, como vómitos e diarreia
Macadâmia
A noz-macadâmia gera vários problemas: depressão, fraqueza muscular, vómitos. Não esquecer que também é um ingrediente que contêm em outros alimentos. Por isso é importante a leitura a etiqueta dos ingredientes.
Massa Crua
A massa dos pães e massa de bolos é muito perigosa para a saúde do seu cão. A levadura contêm um processo de fermentação alcoólica, o álcool pode causar uma intoxicação grave.
Tomate Verde
Apesar de o tomate maduro é completamente seguro para o cão. Algumas partes verdes da planta contêm solanina. É uma substância tóxica, ou seja, o seu cão precisaria de comer grandes quantidades, mas para estarmos seguros, não de.
Uvas
As uvas podem causar falência renal, com as substâncias tóxicas que possui. Tanto como as uvas como as passas é completamente tóxico, basta apenas 6 para o sofrimento do seu canino.
Em suma, o melhor a fazer é jogar pelo seguro, dar a ração adequada ao seu cachorro e andar sempre com biscoitos adequados para o seu cão no bolso. Em síntese, evitar todos estes alimentos prejudiciais à saúde do seu cão.
Sempre que ele observar ou pedir um pouco do que estiver a comer, de biscoitos e ele ficará logo feliz e satisfeito.
Por fim, já que aqui está, siga-nos no Facebook e Instagram.