Animais

O meu cão vomita amarelo: saiba as principais razões

O seu cão vomita amarelo e não sabe o porquê? Este vómito amarelo poderá indicar vários motivos, desde ter estado muito tempo sem comer, ou até uma doença que se pode estar a manifestar.

O vómito amarelo no seu cachorro indica de imediato que está de barriga vazia, onde houve uma contração no estômago a permitir a expulsão do líquido do corpo, substância que auxilia na digestão, chamada bílis.

Resumidamente, a bílis é produzida perto do intestino, na vesícula biliar onde se liberta gradualmente após uma refeição ajudando no processo da digestão. Desse modo, quando o corpo entra em contrações um pouco de essa substancia é solta, dando a cor de amarelo no vómito.

Por que razão o seu cão vomita amarelo

Como referido, os motivos para o vómito amarelo no cachorro podem ser inúmeros, dessa maneira é observar ao máximo cuidado o aspeto do líquido e da maneira que é expulso, assim poderá levar-nos às razões de forma mais objetiva.

Geralmente, o vómito amarelo no cão, é devido a estar de barriga vazia durante algum tempo. Assim sendo, o vómito será apenas um muco amarelo composto por saliva.

Outra das causas também poderá ser por emoção, ansiedade ou ‘stress’. O seu cão só come quando chega a casa? E quando começa a comer, come muito rápido?

A melhor maneira de evitar isso é dar a comida em pequenas porções. Brincar também ajudará no aliviar da ansiedade. Contudo, evite brincar depois de comer, pois poderá ter uma paragem intestinal.

Ao mesmo tempo, poderá ser uma doença mais grave como gastroenterite, pancreatite ou obstrução intestinal. Fique de olho aberto para com o seu cão e contacte um profissional se os sintomas agravarem.

Vómito amarelo com espuma branca e muco

O que fazer se o seu cão vomitar amarelo

Ficar de olho no seu cachorro e aos seus comportamentos

Normalmente, quando um cão vomita amarelo com ou sem espuma, não é sinal alarmante. Porém, apenas se estes vómitos forem de tempos em tempos.

Contudo, se o seu cão tiver constantemente a vomitar (especialmente verde) já deverá ficar mais atento e detalhar se não acompanha outros sintomas, como a diarreia, falta de apetite, cansaço, e febre. Pois, já poderá ser algo mais grave onde terá que o levar ao veterinário de imediato.

Manter o cão sempre hidratado e dividir a sua alimentação

É importante dar muita água fresca ao seu cão depois de vomitar, pois, ficam muito desidratados.

Poderá também dar água gelada, água com coco ou mesmo soro caseiro (veja receita). Ainda assim, dividir a comida em várias porções também será uma ótima maneira para que passe menos tempo em jejum e possa comer mais devagar.

Informações importantes a recolher antes de ir ao veterinário

Para uma melhor análise do veterinário para com o seu cão, é importante reunir as seguintes informações sobre o seu cão, pois quanto mais detalhes, mais rápido se chegará a conclusão:

  • Quando começou a vomitar?
  • De quanto em quanto tempo vomita?
  • Qual o aspeto do vómito (tire fotos)?
  • Apresenta algum outro sintoma (febre, diarreia, excessiva salivação, cansaço, entro outros)?
  • Tem tido apetite?

De forma ao veterinário chegar a um diagnóstico muito mais rápido para iniciar o tratamento mais adequado possível.

Saiba ainda com a ComPatas: O meu cão vomita espuma branca: saiba as razões 

This post was last modified on 31 de Outubro, 2020 10:21 pm

Stephanie Hierro

Apaixonada por animais, foram muitos aqueles que foram tomando conta da minha vida. Desde cães, pássaros ou até um pequeno gato. Quero trazer o meu conhecimento sobre o tema a todos aqueles que seguem o Com Patas.