Dar banho ao cão não é sempre fácil, porém, o hábito cria a perícia. Os cães precisam de ser banhados, contudo, vai depender muito do seu cão.
Há ainda mitos sobre o “dar banho ao cão” que vamos desmitificar. É importante que o seu pequeno cachorro tenha higiene e nem sempre as informações são concretas sobre o assunto.
Quantas vezes deve dar banho ao cão
- Cães de pelo curto: uma vez a cada 6 e 8 semanas
- Cães de pelo médio: uma vez a cada 4 e 6 semanas
- Cachorros de pelo comprido: uma vez a cada 4 semanas
O banho deve ser acompanhado por champôs específicos para cães. Os aromas não interferem com a saúde do seu cão. Assim sendo, poderá escolher o aroma que mais gosta.
Os champôs para cães tem um preço acessível. Dessa forma, não utilize os seus produtos de limpeza no seu cão. Somos animais diferentes com especificidades diferentes.
Não o deve dar banho mais do que as vezes acima referidas. Ainda assim, se o acaba de banhar e ele decide brincar na lama, não tem problemas em dar banho novamente. Apenas não faça disso um hábito.
Em síntese, lembre-se de dar banho carinhoso ao seu cão. O pequeno terá de saber que aquilo é algo bom e não um castigo. Depois do banho pode sempre oferecer-lhe um biscoito como recompensa.
Champôs para cães baratos e bons
- MENFORSAN bom e barato
- Artero Blanc, para cães de pelo branco ou preto
- Beaphar Champô para cães com pele sensível
O que deve fazer para manter a higiene do seu cão
- Limpar o cão regularmente com toalhitas para cães
- Escovar pelo regularmente em vez de uma vez por semana por mais tempo
- Champô seco só mesmo para situações ocasionais
Mitos sobre banho nos cães que devem ser referidos
Há ainda muitos mitos sobre o banho dos cães que merece ser referido. Assim sendo, olharemos para os que são mais falados.
Dar banho aos cães causa otites
Este não é propriamente verdade. Ainda que possa acontecer. Apenas tenha cuidado durante o banho para não deixar entrar muita água nos seus ouvidos. Logo após o banho, certifique-se que seca seu cão. Principalmente dentro das orelhas.
Cães perdem óleos naturais da pele com os banhos
Se o banho for dentro dos prazos referidos acima, tal não acontecerá. Agora, se decidir dar banho ao seu cão todos os dias, é perfeitamente possível que tal aconteça. Assim sendo, lave-o apenas quando necessário ou no espaço de tempo referido.
Champôs para cães com perfume fará com que os outros cães o rejeitem
Este mito é totalmente mentira. Ainda que o nosso nariz apenas cheire o agradável perfume do champô, os outros cães não terão problemas ao cheirar o seu cachorro. Ou seja, só o rejeitarão se ele for um daqueles mal dispostos e não por ter tomado banho.
Não deve dar banho ao cão depois de comer
Ainda que os mitos da sociedade digam que nem cães nem humanos devem tomar banho depois de comer, a verdadeira história é diferente.
Não existe problema de dar banho ao cão depois de comer. Certifique-se apenas que a água está numa temperatura ambiente. O choque térmico é que poderá ser um problema, a água não será.
Em suma, mantenha a higiene do seu animal numa dose moderada. Isto é, nem oito nem oitenta. Certamente, verá o seu cachorro mais feliz. Ainda que inicialmente possa ser um problema para ele gostar do banho.
Veja ainda: Transportar no carro o seu cão ou gato sem ser multado! Saiba como