Gatos

O seu gato gosta de o lamber? Saiba as razões

O gato é um felino com características únicas, porém, esta sua característica de lamber o seu dono (ou uma pessoa lá em casa) é, habitualmente, bom sinal.

Ainda assim, temos de ter em conta que nem tudo é um mar de rosas. Também pode mostrar que algo de errado se passa com o seu gato. Ainda que sejam raras as situações.

Razões para o seu gato o lamber

  • Está-lhe a dar afeto
  • Está a “marcar o seu território”
  • Pode estar sob stress ou ansiedade (se lamber de forma excessiva)

Existem 3 pontos em consideração. O primeiro é o mais óbvio e natural. O seu gato está-lhe a lamber porque gosta de si! Tão simples quanto isso. Afinal de contas são animais que adoram carinho e são muito próximos dos seus donos.

Outro ponto é um pouco curioso. O gato pode também o estar a lamber para deixar outros animais da casa dizer “este é meu”. Uma forma de marcar território um pouco diferente daquela que vemos noutros animais.

O último ponto é um pouco mais preocupante. Porém, só acontece se o seu gato o lamber excessivamente. Ou seja, veja se as lambidelas têm sido acima daquilo que é normal.

Como fazer o gato parar de o lamber

A técnica é simples. Ainda que seja um animal deveras inteligente, os Seres Humanos conseguem treinar os seus gatos de forma simples e rápida.

Sempre que o gato o vier lamber, distraía-o com um brinquedo. Isso fará com que o pequeno felino perca o hábito de o fazer. Além disso, enquanto está a brincar, ofereça-lhe pequenas recompensas e utilize uma voz meiga e positiva! “Boa, é assim mesmo!”

Ou então acabe por ignorar quanto o gato o está a lamber. Logo de seguida o pequeno animal perceberá que não terá nada em troca e acaba por encontrar algo novo para fazer.

Mais no Com Patas:

Via

This post was last modified on 1 de Novembro, 2020 6:21 pm

Stephanie Hierro

Apaixonada por animais, foram muitos aqueles que foram tomando conta da minha vida. Desde cães, pássaros ou até um pequeno gato. Quero trazer o meu conhecimento sobre o tema a todos aqueles que seguem o Com Patas.