Animais

Ter um cão ou gato como animal de estimação: eis 5 vantagens a ter em conta

Ter um cão ou um gato como animal de estimação é mais que apenas uma companhia. Ou seja, este é mais um membro da família que deve ser seriamente ponderado.

Contudo, se já tomou a decisão de adotar um cão ou um gato como animal de estimação, está na hora de conhecer as 5 vantagens de o ter.

1 – Um cão ou um gato são uma companhia invejável

O animal de estimação vai-lhe ajudar contra a solidão. Se é uma pessoa que costuma passar muito tempo sozinho ou simplesmente está a passar por um momento mais difícil da vida, este pequeno companheiro irá preencher esse espaço vazio. Já imaginou ao chegar a casa e ter logo a porta uma receção amorosa?

2 – Animal de estimação melhora a sua saúde

De fato, será uma companhia que o ajudará com o aumento dos níveis de serotonina e dopamina (relacionados ao prazer) o que faz com que nos ajude a acalmar. Ou seja, reduzindo assim o stress e ansiedade. Ao mesmo tempo, está comprovado cientificamente que donos de cães e gatos tem por tendência a ter menores níveis de colesterol, triglicéridos e pressão arterial. Assim sendo, esta companhia irá reduzir a probabilidade ter um ataque cardíaco num futuro.

3 – Um cachorro ajuda-o a manter uma boa forma física

Tanto como para nós e os animais, o exercício físico é muito importante para a nossa saúde. Ajudando-nos a adotar um estilo de vida mais ativo. Assim sendo, não só nos farão companhia numa atividade que por costume temos de a fazer sozinhos, como a sensação de mais segurança. Ainda que não seja habitual correr ou caminhar com o seu gato, não seria o primeiro e recomendamos a fazê-lo.

4 – Animais ensinam as crianças a ter responsabilidade

Um animal de estimação ajuda a ensinar a uma criança mais responsabilidade para o seu desenvolver da vida adulta. Para além do mimo do dia a dia e a cuidado específicos a ter. Também terão de limpar a caixa de areia, a escovar o pelo, a dar a alimentação, ensinar truques novos, entre outros.

5 – O cão ajuda-nos a fazer amigos

Os cães por vezes ajudam-nos a quebrar o gelo, pois são raras as pessoas que não gostam destas bolas de pelo. Ao passear na rua com esta companhia, as pessoas tendem parar para dar mimo ao cão e mesmo perguntar por hábitos e compartilhar experiências entre ambos.

Em suma, se está a ponderar em adotar um companheiro de estimação. Estas são apenas algumas das vantagens para a sua nova companhia da sua vida diária.

Saiba ainda: O meu cão vomita espuma branca: saiba as razões 

This post was last modified on 28 de Outubro, 2020 1:27 pm

Stephanie Hierro

Apaixonada por animais, foram muitos aqueles que foram tomando conta da minha vida. Desde cães, pássaros ou até um pequeno gato. Quero trazer o meu conhecimento sobre o tema a todos aqueles que seguem o Com Patas.