Infelizmente, tal como os Humanos, os cães também sofrem de ansiedade. Este cão labrador mostra-nos como é frustrante ver um pequeno cachorro a passar por uma situação destas.
Felizmente, o seu irmão está sempre ao seu lado para o apoiar nas mais complicadas situações. Nem que o mais complicado seja simplesmente passar de uma divisão para a outra.
Veja ainda: Cão não para de lamber as patas. Saiba as razões e o que fazer
Ansiedade deste cão labrador é severa
Podemos ver no vídeo (abaixo) que a ansiedade deste cão labrador não é pequena. Nota-se que o cão quer mesmo ir ter com o seu dono na outra divisão, porém, algo o está a impedir.
Ou a divisão da porta, ou o tipo de chão ligeiramente diferente. Uma coisa é certa, algo ali assusta o pequeno cão labrador e só o seu irmão é que o faz ter a segurança necessária para avançar.
Como podemos ver no vídeo, depois de algum impasse para andar, o pequeno irmão vai lá mostrar-lhe que não há nada que deve temer. Com o seu brinquedo na boca, entra na divisão onde está o seu irmão e volta a sair. Esse pequeno gesto deu a confiança ao cachorrinho assustado para se aventurar.
Sintomas de ansiedade no seu cachorro
- Animal pode tornar-se mais agressivo
- Cão pode ter reações apáticas em situações que não é normal que aconteça
- Cachorro com receio de tarefas básicas (como estas do vídeo)
- Hiperatividade
- Lambe muito as patas (saiba mais sobre este problema aqui)
- Perda ou ganho rápido de peso
- Feridas demoram a cicatrizar
- Alterações de apetite
Em suma, se o seu cão está a passar por uma destas situações, consulte o seu veterinário. Um dos bons remédios para a ansiedade canina são muitos passeios e muito carinho! Porém, em determinadas situações, isso pode não ser o suficiente.