Este cão golden retriever não é um cachorro assistente, mas sim assistido pelo seu filho Oko. Tao, nome do canino que perdeu a visão, foi diagnosticado com glaucoma (lesão do nervo ótico).
Não é fácil quando alguém é completamente saudável e logo mais tarde ser diagnosticado com algum problema de saúde. Felizmente, existem pessoas como a Melanie Jackson, dona e tutora do cão golden retriever, onde mais tarde conseguiu o Oko, para que pudesse ajudar a guiar o Tao e desse uma melhor vida.
Cão golden retriever Tao, com o seu colar.
Contudo, todos se adaptam a nova vida e para isso a Melanie, conseguiu ensinar alguns truques e comandos ao Tao para que pudesse andar sem bater em nada mesmo cego. Tao aprendeu a andar sem guia e os comandos ‘subir’ e ‘descer’, nos seus passeios do dia a dia.
Tão inteligente, e tão bem que assim o fazia, que as pessoas nem davam conta que era um cão cego. Aliás, o fato de este cão golden retriever andar com um sinal a disser Blind Dog (cão cego) as pessoas a confundem como cão-guia.
Após a Tao ser operado, o fato de a Tao, apesar de se adaptar bem aos ensinos ‘subir’ e ‘descer’, a Melanie Jackson, acreditou que seria melhor um cão guia para evitar futuros problemas.
Agora, estas duas peças, Tao de 11 anos e o Oko de 5 meses, são completamente inseparáveis. Para além de guia, são melhores amigos, onde o Oko deu confiança ao Tao para correr em parques, e mesmo até mergulhar em rios. Assim que chega a noite, são como um imã, onde os dois se colam como lapas e adormecem até o dia seguinte.
Enfim, Melanie, aproveitou a fama do Oko e Tao nas redes sociais, para poder divulgar o que é a condição glaucoma (aumento de fluido e pressão no olho, que posteriormente a ficar cego) e como evitar se for detetada desde cedo.
Saiba ainda mais com a Com Patas:
qWLF75Xi9hz
JnGlbL57JXZ
tVINHBnVus7
MhrDN0GO2lM
M3w27qUfecK
57BhI8qgRFj
RDMbDcwfFax
HVZ1VA4FjCs
J61SWrYSasx
aljZWG8DGvy
jGD4HPhEl8P
HyQwoGNRFxt
lf2wwILDIAO
E5G2frt5wx2
ccL9TCabAzs
WHWr63gkXe9
TTzWKa49aSv
cP2wT9CZT3U
5jkIrrC5Ztu
rEuAwMsqOV7
pineOz6mE6z
m1TrUVJpMEB
IuEQOlZkX5W
KPe7ELIlCNo
XbfkKr7MaZB
k4vp0oBZIkg
LKvhD4Hx3k3
fIvYYIYAbMR
GNnwCkeudh1
ZUSFdXJ9lWz
0JjLULBDfIb