Este cão golden retriever não é um cachorro assistente, mas sim assistido pelo seu filho Oko. Tao, nome do canino que perdeu a visão, foi diagnosticado com glaucoma (lesão do nervo ótico).
Não é fácil quando alguém é completamente saudável e logo mais tarde ser diagnosticado com algum problema de saúde. Felizmente, existem pessoas como a Melanie Jackson, dona e tutora do cão golden retriever, onde mais tarde conseguiu o Oko, para que pudesse ajudar a guiar o Tao e desse uma melhor vida.
Cão golden retriever Tao, com o seu colar.
Contudo, todos se adaptam a nova vida e para isso a Melanie, conseguiu ensinar alguns truques e comandos ao Tao para que pudesse andar sem bater em nada mesmo cego. Tao aprendeu a andar sem guia e os comandos ‘subir’ e ‘descer’, nos seus passeios do dia a dia.
Tão inteligente, e tão bem que assim o fazia, que as pessoas nem davam conta que era um cão cego. Aliás, o fato de este cão golden retriever andar com um sinal a disser Blind Dog (cão cego) as pessoas a confundem como cão-guia.
Após a Tao ser operado, o fato de a Tao, apesar de se adaptar bem aos ensinos ‘subir’ e ‘descer’, a Melanie Jackson, acreditou que seria melhor um cão guia para evitar futuros problemas.
Agora, estas duas peças, Tao de 11 anos e o Oko de 5 meses, são completamente inseparáveis. Para além de guia, são melhores amigos, onde o Oko deu confiança ao Tao para correr em parques, e mesmo até mergulhar em rios. Assim que chega a noite, são como um imã, onde os dois se colam como lapas e adormecem até o dia seguinte.
Enfim, Melanie, aproveitou a fama do Oko e Tao nas redes sociais, para poder divulgar o que é a condição glaucoma (aumento de fluido e pressão no olho, que posteriormente a ficar cego) e como evitar se for detetada desde cedo.
Saiba ainda mais com a Com Patas: